O Outono proporciona-nos céus magníficos, em especial se tiver acabado de chover há pouco tempo. Desta vez, e no âmbito de um projecto que estou a fazer, fui em busca de ventoinhas eólicas. Fazem um som brutal, poderoso :) Aqui fica o que eu encontrei:
Estivemos na noite passada, 21/10/2010, a assistir a uma palestra de Arthur Meyerson, Fotógrafo Norte-Americano, Houston, Texas. Grandes fotografias, as que mais gostei foram as do âmbito da publicidade! Aqui ficam algumas das dicas que absorvemos e vimos das suas fotos:
Para passar uma mensagem, não precisamos de ser explícitos: podemos recorrer a sombras, crops, etc.
A presença humana nalgumas fotos, faz toda a diferença, nem que seja apenas uma mão.
Ver o comum de forma invulgar.
Mostrar contrastes: cor, idade, texturas, luz, etc.
Em Arquitectura mostrar, sempre que se justifique, a noção de escalas, através da inclusão da figura humana.
Muito importante: levar a máquina connosco - há momentos "irrepetíveis"!!!
Usar a iluminação como parte intensificadora da mensagem que queremos transmitir. Podemos mesmo recorrer à luz dura e às sombras para descrever e transmitir a noção de esforço, dureza, etc.
Quando fazemos um projecto devemos sempre estar à espera do inesperado para não falharmos só porque não conseguimos obter a imagem que tinhamos idealizado!
Aqui fica um excerto da minha conversa que decorreu no Facebook entre mim e o professor responsável pela escola de Lisboa! Tudo o que eu precisava de saber!
"(...) espero muito sinceramente que com o passar do tempo reconsidere a ideia de não querer voltar a enviar o portfólio para a AFP, o júri muda todos os anos , as instituições são muito mais do que as pessoas que momentaneamente por lá passam. como já lhe disse é de toda a justiça que consiga obter a classificação na AFP, sem tirar o mérito a outros, o seu trabalho e talento não é inferior a outros colegas que foram classificados este ano. Sei que a justeza do nosso o orgulho por vezes não é bom conselheiro.Depois da tempestade vem a bonança. Agradeço a sua disponibilidade para colaborar com a escola já no próximo ano. (...)"
Acreditei e olha... quando vi tinham tirado o tapete!Hoje foi a entrega dos diplomas. Apenas recebi o diploma da escola e não recebi o diploma da AFP, porque... o trabalho que abaixo apresento foi colocado no meu portefólio de propósito a pedido de quem o avaliou em representação da escola. Ao que parece na AFP não gostaram do trabalho! Até aqui, respeito! Lamentável foi quem me incentivou a colocá-lo no meu portefólio, me dizer que nunca o deveria ter feito e que por isso não iria receber o "carimbo" da AFP.
Mas nem tudo são más noticias e como tento sempre tirar daqui boas coisas: É oficial, perante uma sala cheia - Professora assistente em Fotojornalismo Desportivo na especialidade de duas rodas!Outra boa noticia, foi saber que para o director da escola de Lisboa, eu teria merecido sem margem para dúvidas o dito "carimbo"!