terça-feira, setembro 19, 2006

Photoshop III

Fotografias tortas... Quando agarramos na máquina para fotografar nem sempre conseguimos verificar se a imagem está direita ou não. Mesmo quando as linhas do horizonte são bem visíveis, consigo sempre fazer com estas deixem de ser horizontais para passarem a ser diagonais.
Isto pode ocorrer por falta de atenção nossa, como também, o que é muito frequente, na altura em que premimos obturador entortarmos ligeiramente a máquina devido à pressão.
O Photoshop tem uma forma de cotornar esta situação apesar de sacrificarmos as dimensões da foto, bem como termos de cortar algo que possa ser importante no enquadramento.
A ferramenta usada é Measure Tool, a qual é usada como um linha que deve acompanhar a linha do horizonte. Depois, seleccionar a opção de menu Image -> Rotate Canvas -> Arbitrary e premir OK no quadro com os graus que o próprio Photoshop recomenda para a rotação. Depois da imagem ter sofrido a rotação necessária para que fique direita, utilizar a ferramenta Crop de modo a cortar a foto.

Antes

Depois

Sem comentários: